quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O ponto do recomeço

Lá estava eu, pensando na vida (isso é muito natural pra mim, mesmo quando eu estou fazendo bilhares de coisas... estou pensando na vida) durante a minha aula de matemática e tinha essa coisa de ponto, ponto que as retas se cruzam e blábláblá eu-não-sei-nada.

Ora, um ponto significa muita coisa. É o início de uma reta, é o fim dela, é o cruzamento de varias outras retas é a pausa entre elas. E a vida é uma história, uma história tem letras e letras têm pontos. Pontos que começam, pontos que se esvaem, pontos que pausam... pontos.

Por incontáveis vezes achamos que um fim é realmente o final, mas não! O final representa tantas coisas quanto um ponto, pode ser uma pausa e é um recomeço. Se foi o findar da vida de alguém, significa que está na hora de fazer e estreitar novos laços de amizade e convivência. Se foi um curso, uma aula é a oportunidade para aprender coisas novas. Uma despedida de um trabalho, é a chance de abrir o leque e procurar fazer outras coisas que nos agrade. Mas normalmente nos abala muito, quase tanto quanto a perda de alguém em vida é o fim de uma relação. Conheço pessoas que mesmo depois de anos não recuperaram a vontade de viver e a sede de alegria que tinham antes. Da mesma maneira que começou... acaba (tá, não da mesma maneira o fim é quase sempre trágico e triste) e da mesma maneira que conhecemos aquele primeiro, podemos conhecer um segundo, talvez melhor. Mas jamais perder a sede de alegria, jamais perder a vontade de viver. A vida é tão curta, estamos envelhecendo rápido, ontem tínhamos 13, hoje temos 18. E amanhã, já seremos anciãos. Então, sem perda de tempo e sem lágrimas inúteis. O lance é recomeçar ;)